Jovem no mercado de trabalho
A adolescência é umas das fases mais confusas, e cheias de incertezas e dúvidas. E por isso, muitos jovens não têm maturidade para escolher uma profissão, algo que os darão autonomia e independência na fase adulta. A imaturidade pode fazer com que os jovens tomem decisões erradas, das quais podem vir arrepender-se e terem de retomar ao ponto de partida, ou fazê-los seguir uma profissão insatisfatória.
Além disso, os familiares dos jovens e as escolas não os ajudam nessa decisão. Muitos pais pouco sabem das novidades no mercado de trabalho, e sobre profissões específicas. A falta de informações é algo que aumenta a dificuldade na escolha da profissão; sem contar com a pressão dos pais que querem os filhos seguindo “profissões tradicionais”.
Ainda convém lembrar a variedade de cursos, áreas e profissões existentes atualmente, causadas principalmente pelos avanços tecnológicos e científicos; até mesmo alguns destes são criados, transformados e extintos da sociedade. O mercado de trabalho está cada vez mais amplo e dinâmico.
Assim, para diminuir a dificuldade na escolha da profissão, o jovem deve conhecer mais a si próprio, fazer listas das profissões preferenciais, conversarem com os pais, buscar informações, descobrir suas aptidões, habilidades e interesses, tentar conhecer a profissão na prática, solicitar palestras de variadas profissões à escola e lembrar que o mercado de trabalho é