josé Idésio Brianezi

498 palavras 2 páginas
José Idésio Brianezi (1946-1970) -Filho de América Tomioto Brianezi e José Paulino Brianezi, nasceu em 23 de março de 1946, em Londrina (PR). Estudante da Escola Técnica de Comércio de Apucarana inicia sua militância política na União dos Estudantes de Apucarana (UEA) no ano de 1966. Em 1968, passa a integrar a dissidência do PCB (Partido Comunista Brasileiro) em Apucarana.
Com a invasão e o fechamento da UEA em dezembro de 1968 pelo regime militar, torna-se insustentável a sua permanência na cidade. Muda-se para São Paulo, para se integrar à ALN (Ação Libertadora Nacional), juntamente com Antônio dos Três Reis de Oliveira. Documentos dos órgãos de segurança registram que ele seria um dos subcomandantes do Grupo Tático Armado da ALN, em São Paulo, no início de 1970.
Nesse mesmo ano, foi morto por agentes da Operação Bandeirantes (OBAN). Sua certidão de óbito traz a versão oficial de que faleceu em 13 de março de 1970, na pensão onde morava, no Campo Belo, capital paulista, em tiroteio. Análise pericial dos documentos existentes e de uma foto encontrada no arquivo do DOPS, levo a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos a concluir que José Idésio foi executado sumariamente, tendo levado três tiros de frente para trás, com evidente diferença de nível entre o corpo e os autores dos disparos.

Antônio dos Três Reis de Oliveira (1948-1970) - Filho de Gláucia Maria de Oliveira e Argeu de Oliveira, Antônio dos Três Reis de Oliveira nasceu em 1948, em Tiros, Minas Gerais, mas cresceu em Apucarana. Em 1966, estudava na Escola Técnica de Comércio de Apucarana, quando começou suas atividades políticas na UEA (União dos Estudantes de Apucarana). Em 1968, ingressa na Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana. Participou como delegado da UPE (União Paranaense dos Estudantes) do 30° Congresso da UNE, em 1968, em Ibiúna, quando foi preso pela primeira vez.
Juntamente com outros estudantes de Apucarana, inclusive José Edésio Brianezi, integra a

Relacionados

  • Ditadura militar a era das trevas
    3756 palavras | 16 páginas