José de Alencar
José de Alencar nasceu em 1829, na Messejana, que hoje é um bairro pertencente a cidade de Fortaleza, Ceará. Um ano depois ele se muda com a família para o Rio De Janeiro, e em 1846 aos 17 anos de idade ingressou na faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, em 1848 transferiu-se para a faculdade de Direito de Olinda, mas voltou para São Paulo em 1850 para formar-se em direito.
No Rio de Janeiro em 1854, inicia sua colaboração no Correio Mercantil (importante jornal do Rio de Janeiro), em 1856 ele publica finalmente o primeiro romance, Cinco Minutos, mas somente a obra O Guarani (romance) o torna um escritor reconhecido, a obra foi bem elogiada por vários críticos do ramo. O guarani teve adaptações para Opera, feita por Carlos Gomes em 1870, cinema, adaptado pela primeira vez em 1912, em um filme mudo, hoje considerado “perdido”. Em 1979 foi novamente adaptado, mas dessa vez para um filme em cores e sonoro, cuja adaptação foi feita por Fauzi Mansur. Em 1991 foi adaptado a uma minissérie pela rede de televisão TV Manchete, inexistente hoje. Até ao momento a última adaptação ao cinema foi em 1996, realizado por Norma Bengell. Praticamente todas as adaptações ao cinema e a televisão fazem uso de música da ópera de Gomes, em maior ou menor grau. O livro foi uma das obras brasileiras que mais recebeu adaptações para historias em quadrinhos, a primeira adaptação para os quadrinhos foi em 1938. A obra o Guarani foi bem recebida por muitos, principalmente pela literatura estrangeira.
Em 1860 ingressou na politica como deputado estadual no Ceará, no mesmo ano falece o revolucionário e politico influente, José Martiniano de Alencar, pai do escritor José de Alencar.
No ano de 1865 tornou-se pai de Augusto de Alencar, seu primogênito. Cinco anos depois abandona a carreira politica, magoado com o imperador Don Pedro II, que não o aceitou no senado do império por ser muito jovem ainda.
Falece dia 12 de dezembro em 1877 o critico, romancista