Josuá
O método START (Simple Triage and Rapid Treatment) traduzido em português como (Sistema de triagem simples e tratamento rápido) trata-se de uma triagem rápida realizada em locais de emergência, por exemplo, durante uma catastofre com várias vítimas. Esse método pode ser realizado por pessoa com o mínimo de capacitação e treinamento, tornando-se eficaz para se evitar injustiças por falta de atendimento e mortes durante o atendimento prestado.
A utilização do método START dá-se pela avaliação da vítima no momento do socorro através das suas condições fisiológicas sendo avaliando respiração, circulação sanguínea e nível de consciência, dado o quadro clínico deste paciente então ele é posto em classificação de risco, onde será identificado através de cores onde o vermelho indica a necessidade de atendimento imediato, amarela o paciente está fora de risco e pode aguardar um pouco, verde necessita de atendimento de menor complexidade e preto é o último na classificação de prioridade que significa que o acidentado já estava em óbito no momento da classificação.
Além disso, são utilizados cartões que após a triagem médica e de enfermagem são identificados e relatados os diagnósticos médico, priorizando o tratamento que receberão para dá-se o inicio a evacuação do local do acidente, os cartões segue as cores apartir da padronização de cada país e alguns até tem uma tecnologia diferenciada.
O objetivo proposto pelo método START visa um atendimento rápido por meio de reconhecimento de quem necessita de prioridade no atendimento de urgência, aumentado assim a sobrevida deste paciente.
No caso de múltiplas vítimas essa classificação pode sofrer uma alteração, pois por mais que tenha um paciente mais grave podemos das à preferência aquele que tem mais probabilidade de sobrevivência, pois em muitos casos os recursos de pessoal e material são escassos.