JOSEPH SCHUMPETER
Joseph Alois Schumpeter nasceu em 08 de fevereiro de 1883 em Triesch – Monavia, atual Tchecoslovaquia. Joszi como era conhecido na infância, era filho de Alois Scumpeter e Johanna, onde seu pai era dono da fabrica de tecidos, que veio a falecer quando Joseph tinha apenas quatro anos de idade e sua mãe casou-se com um tenente do exército, onde a família passou a morar em Viena. Foi na cidade de Viena que Joseph começou a vida acadêmica, ingressando no curso de direito, e assim conhecendo o estudo da ciência econômica, na época a matéria era incluída no curso. (CARLOS, RUBENS; 1982).
Segundo Costa (1982), Joseph publicou sua primeira obra aos 25 anos – “A natureza e a essência da teoria da economia nacional (DasWesen und der hauptinhalt der theoritisschen national okonosmio), logo mais tarde lançou a teoria do Desenvolvimento Econômico (Theorie der wirtschaflichen entwicklung), obras estas que o destacaram como importante teórico da economia. Em seus 50 anos de idade, já havia escrito 17 obras, duas novelas e vários artigos e ensaios científicos. Joseph começou sua carreira como professor na universidade de Czernovitz, onde ganhou a fama de “enfant terrible”, devido aos seus comentários inconvenientes durante as reuniões docentes e a sua forma de se vestir, pois usava botas de montaria em todas elas. Em 1919 ao ano de 1924, se afastou da vida docente para se dedicar a política e aos negócios, e no mesmo ano foi convidado por Karl Renner, para ocupar o cargo de primeiro ministro da fazenda do primeiro governo republicano da Austrália. Mas não durou mais que dez meses no cargo.
Em 1919, logo após se afastar do cargo de ministro, Joseph passou para a presidência do banco privado de Biedermannbank, que abriu falência em 1924 pela desonestidade de alguns diretores e devido à economia da época estar passando por dificuldades. Devido este ocorrido Schumpeter perdeu sua fortuna, usando do próprio dinheiro para quitar os credores, não querendo