Jose ortega y gasset
O método das gerações pode ser usado para estudar a historia da humanidade. Considerando que o homem é substancialmente histórico, podendo dizer que cada indivíduo possui a vida do que jeito que ela é hoje, visto que nela está presente o passado das gerações anteriores permitindo a existência de nós, as nossas vidas individuais. Através dela podemos dizer, que a cada geração humana traz em si todas as anteriores como um resumo da historia universal podendo assim compreender que esse presente é resultado desse passado sem esse passado não seria o mesmo presente.
Para Ortega é considerado como duas gerações distintas as duas idades maduras. A iniciação de 30 a 45 anos (Etapa de criação e polêmica) e o Predomínio que é entre 45 e 60 anos (Etapa de predomínio e mando) essas duas idades que gera um pedaço verdadeiramente histórico, uma geração histórica, que vive 15 anos de gestação e 15 anos de gestão. Essas duas gerações são essenciais, pois elas estão se relacionando com a realidade histórica ao mesmo tempo em uma forma de confronto, eles são contemporâneos (todos que vivem em uma mesma época), mas não coetâneas (todos que tem uma mesma idade), uma geração não sucede a outra como na compreensão genealógica tradicional da geração, mas sim que se cruza e entrelaça uma com a outra.
E como faríamos segundo método das gerações investigar a realidade humana em cada tempo. Segundo o Ortega "não somos nós quem, em virtude de nossas impressões imediatas, podemos julgar a que geração histórica pertencemos. É a historia que, construindo a realidade do passado até nosso presente, estatui a série efetiva das