Jose de alencar guarani no coraçao
Disciplina: Educação física
Força É a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos.
Velocidade
É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.
Flexibilidade
É a capacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude.
Resistência
É a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez.
Equilíbrio
É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.
Resistência aeróbica permite manter por um determinado período de tempo, um esforço em que o consumo de O2 equilibra-se com a sua observação (STEADY-STATE), sendo o esforço de média intensidade.
Resistência anaeróbica
Permite manter por um determinado período de tempo, um esforço em que o consumo de O2 é superior a sua absorção, acarretando um débito de O2 e que somente será recompensado em repouso , sendo os esforços de grande intensidade.
Equilíbrio Dinâmico
Adquirido durante o movimento.
Equilíbrio estático adquirido em determinada posição.
Lateralidade
Lateralidade é a capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente. É importante que exista a percepção da diferença entre direita e esquerda, é necessário também que se tenha noção de distância entre elementos posicionados tanto do lado direito como do lado esquerdo.
Os movimentos bilaterais envolvem o uso de ambos os lados de modo simultâneo e paralelo, como por exemplo pegar um bola com as duas mãos, já os movimentos unilaterais envolvem o uso de apenas de um lado do corpo, como por exemplo bater a mão num alvo.
Esta capacidade é de grande importância para formação de conceitos complexos como de