Jose Alcantara V3 N2
EM GEORG SIMMEL
José Alcântara Júnior*
Resumo: O presente texto faz uma reflexão sobre o conceito de sociabilidade apresentado em 1910 por Georg Simmel (1858 – 1918). A partir de Simmel estabeleço ponderações acerca da sociabilidade e procuro dar relevância a esta questão teórica.
Palavras-chave: Georg Simmel, Sociabilidade.
Abstract: A reflection on the concept of sociability presented in 1910 by Georg Simmel
(1858 - 1918). From Simmel, considerations concerning sociability are established and relevance to this theoretical question is given.
Keywords: Georg Simmel. Sociability.
* Sociólogo, mestre em sociologia, doutor em ciências sociais e Professor da
Universidade Federal do Maranhão. E-mail: josealcantarajr@uol.com.br
Ciências Humanas em Revista - São Luís, V. 3, n.2, dezembro 2005
31
Neste artigo, apresentarei e refletirei algumas ponderações que justificam a grande importância da compreensão do conceito de sociabilidade, na medida em que destacaremos algumas referências a ele relacionadas e, de grande importância para a compreensão da formação da vida social: a reflexão conceitual sobre a sociabilidade. Assim, estarei contribuindo com essa discussão, a qual objetiva destacar a relevância dessa questão para o entendimento do socialmente edificado.
Neste caso, nossa discussão irá ser norteada pela conferência de Simmel a respeito do tema, apresentada e tratada no I Congresso da Associação Alemã de Sociologia, em 1910, ( FRISBY, 1993, P. 208) e, publicada, em 1917, na obra de sua autoria: Grundfragen der Soziologie: individum und Gesselschaft.
A sociação
Para o teórico alemão, a questão da sociabilidade é uma questão de suma importância para o estudo da própria estrutura da sociedade. Para Simmel, esse conceito permite a compreensão das formas sociais. Ele escarifica as entranhas dos princípios organizativos das estruturas da sociedade, bem como aqueles responsáveis pela edificação do socialmente constituído. O autor oferece