Jos Saramago
José Saramago nasceu a 16 de Novembro de 1922 em Azinhaga, na Golegã, Ribatejo. Foi o primeiro da família Meirinho Sousa a receber o apelido de Saramago devido a um funcionário do registo civil que acrescentara a alcunha da família ao seu nome.
Aos 12 anos foi viver para Lisboa onde frequentou o ensino secundário no liceu Gil Vicente. Devido a dificuldades económicas não pode prosseguir os estudos, no entanto, concluiu o curso de serralheiro mecânico.
Mais tarde, torna-se tradutor e diretor literário da Editorial Estúdios Cor. Desde então todas as funções que desempenhou estiveram de algum modo ligadas à escrita, como a direção do Diário de Noticias, ou a orientação do Suplemento Literário do Diário de Lisboa…
Este complexo percurso de vida só lhe permite dedicar-se inteiramente á carreira de escritor a partir de 1976, depois dos seus 54 anos. Aventurando-se na poesia, é no campo da prosa, nomeadamente do romance, que ganha o seu prestígio.
Como cidadão sempre se mostrou empenhado a defender os seus ideais tendo participado ativamente na vida político-partidária nacional enquanto membro do Partido Comunista Português.
Antes da sua consagração máxima trazida pelo prémio nobel a 1998, Saramago era já o autor português contemporâneo mais traduzido, com livros editados em vários países.
A Obra
José Saramago ficara conhecido pela utilização de um estilo oral em que a vivacidade da comunicação é mais importante do que a correção ortográfica de uma linguagem escrita. Todas as características de uma linguagem predominantemente oratória. Assim, utiliza frases e períodos bastante longos, fazendo uso da pontuação de uma maneira não convencional. Os diálogos das personagens são inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, não existindo assim travessões. Este tipo de marcação das falas propícia uma forte sensação de fluxo de consciência, a ponto do leitor poder chegar a confundir-se se um certo diálogo foi real ou apenas um pensamento. Muitas das suas