Jos De Alencar
Curso: Automação data: 05.04.2015
Disciplina: Português Professor(a): Rita de Cassia
Nome do aluno(a): Vitor Guilherme Souza Santana Murilo Souza Almeida Leonardo Alves França Ailton Gomes Reiner Neto Gabriel Benevides
Título: Romantismo, José De Alencar
1 .Introdução: Neste trabalho estaremos tratando da obra do romantismo brasileiro, o qual fora escrito por José Martiniano de Alencar (Messejana, 1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) iniciado o desenvolvido em princípio em folhetim (textos ficticios escritos para revistas , jornais e afins) , de fevereiro a abril de 1857, no Correio Mercantil, para no fim desse ano, ser publicado como livro. 2.Resumo “O Guarani”:
1) Os personagens
a) Peri: índio valente, corajoso, chefe da nação goitacá, o Guarani.
Ceci (Cecília): moça linda, de doces olhos azuis, gênio travesso, mas meiga, suave, sonhadora, herdeira da força moral interior de seu pai, D. Antônio Mariz.
Isabel: moça morena, sensual, de sorriso provocador; filha bastarda de D. Antônio Mariz com uma índia, oficialmente sobrinha dele e prima de Ceci.
D. Antônio Mariz: fidalgo português da mais pura estirpe.
Dona Lauriana: senhora paulista, de cerca de cinqüenta anos, magra, forte, de cabelos pretos com alguns fios brancos; um tanto egoísta, soberba, orgulhosa, diferente do marido, D. Antônio Mariz.
D. Diogo Mariz: jovem fidalgo, na “flor da idade”, que passa o tempo em caçadas e correrias; tratado com rigidez pelo pai, D. Antônio Mariz, em nome da honra da família.
Loredano: um dos aventureiros da casa do Paquequer; italiano, moreno, alto, musculoso, longa barba negra, sorriso branco e desdenhoso, ganancioso, ambicioso; ex-padre (Frei Ângelo de Luca), religioso traidor de sua fé
2) A trama
A trama se passa no interior do Rio de Janeiro onde moram D. Antônio de Mariz e sua família, formada pela esposa D. Lauriana, o