Jornalismo
8- Ainda de acordo com a autora, caracterize a arte tecnológica.
Ao exemplificar a relação entre valores da arte moderna na arte contemporânea, a autora cita vários estados da arte atual, sendo um deles, a arte tecnológica. Ocupa-se da arte relacionada às tecnologias da comunicação: o correio, os envios postais como suporte de uma atividade artística livre, cujos princípios são os da figuração, técnicas mistas como as que aliam nas instalações de imagens de vídeo, de televisão e intervenções pictóricas. Esses dispositivos fazem atuar as novas tecnologias de maneira pontual e dentor de uma esfera definida como artística. E, posteriormente, computacionais: além da utilização como suporte de imagens, também usado como instrumento de composição. Outro universo é explorado a partir dos softwares; uma segunda realidade se constrói pouco a pouco, enquanto se constrói também uma relação nova no processo da obra, no ambiente social e na realidade virtual.
7- De acordo com o livro, diferencie arte contemporânea de arte atual.
A arte contemporânea é aquela que pertence ao regime da comunicação e que possui ligação com os embraentes, que faz referência ao enunciado (a mensagem) e ao enunciador que a enunciou (anteriormente). Já a arte atual é a que representa as práticas do presente, sem a preocupação de ter que distinguir tendências. O termo atual designa heterogeneidade, retomando sempre representações artísticas experimentais.
TEXTO : “A MODERNIDADE EM SEU ESPELHO”
1- Destaque os conceitos fundamentais que caracterizam a modernidade:
- no Renascimento Europeu, na Reforma Protestante, na Revolução Copernicana, na Revolução Industrial, na Revolução Francesa e no Iluminismo.
A Europa ingressou no século XVI em uma enorme crise de valores teocêntricos, manifestando cada vez mais uma confiança na capacidade do homem e na valorização dos seus feitos. O humanismo, movimento de valorização do homem, surgiu no contexto do Renascimento Europeu afirmando