Jornalismo e democracia
Trabalho final da Disciplina Optativa Mídia, Opinião Publica e Politica.
Jornalismo e Democracia
Para Analisar a relação entre a Democracia moderna, desenvolvida principalmente no século XIX, XX e XXI, e o Jornalismo praticado nos tempos atuais, é importante destacar que mesmo com períodos de evolução não diretamente consequentes, eles são caracterizados pela pratica de um desenvolvimento paralelo, servindo como base de um para o outro.
O Jornalismo sempre serviu como balança para a medição qualitativa de governos Democráticos. A liberdade de imprensa permite as mídias opinar, e influenciar a opinião publica a respeito das medidas governativas. Esse poder da mídia é tão destacado no cenário da formação da opinião publica, que é descrito por alguns intelectuais como Quarto Poder nos estados democráticos, dando importância similar aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Esse modelo não pode ser encontrado em governos autoritários, onde as mídias são censuradas e controladas, tendo como função principal fazer uma boa propaganda das atitudes dos lideres. Mesmo nos Estados democráticos há essa apropriação dos meios jornalísticos para a Propaganda Governamental, mas por não haver censura (forte censura como nos autoritários), essa propaganda também pode ser negativa.
Para compreender o funcionamento das mídias, e seu poder de formar opinião publica, é importante descrever as teorias comunicativas que caracterizam os efeitos e consequências do jornalismo perante o publico.
A primeira delas é a Teoria Hipodérmica, esse conceito descreve parte da teoria psicológica ligada ao behaviorismo, em que a toda resposta ou ação, corresponde um estímulo. Assim, os meios de comunicação em geral enviariam estímulos que seriam imediatamente respondidos pelos receptores, como que injetados. As Massas são vistas como Amorfas, não tendo a capacidade de distinguir o que vale a pena ou não de ser aproveitado