Jornalismo Questionário de Ética
Ética – Uma primeira conversa (Roger-Pol Droit)
1. Qual a raiz etimológica de ética?
Raiz etimológica da ética: Vem do grego Ethos , mas não tem uma definição fixa, pois tem vários significados, por exemplo:
Habitat = (a maneira de uma espécie animal habitar o mundo);
Caráter pessoal= (a maneira como uma pessoa habita o mundo);
Costumes= (as maneiras de se comportar em uma determinada sociedade, em uma determinada época e neste caso é a maneira de como vivem os homens, os costumes que observam, os tipos de regras que seguem, as leis sobre as quais vivem);
Ethos em inglês, significa: hábito, morada.
A ética não garante a injustiça social, significa: o modo de ser de uma determinada cultura, o homem que não é um ser de natureza, os animais tem sua natureza pré determinada, o comportamento animal também é pré-determinado biologicamente, já o homem não tem, ele age a partir de um certo ethos (hábito) que a cultura estabelece. O modo de ser do homem e o modo de agir, vem de uma determinada cultura, ele se transpõe esse termo (hoje compreendido) para uma reflexão sobre esse agir moral, ou seja, os valores que ambientam nossas ações e etc.
Etimologicamente, ética significa: habitar, hábito, morada, etc.
O autor Henrique C. Novais diz que o espaço do ethos está sempre sendo criado e recriado, historicamente e socialmente.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. A ética pode ser compreendida como uma atividade meramente prática relacionada com a aplicação de regras para o bem agir? Justifique.
Não, por que ela tem o caráter reflexivo, pois a ética não é simplesmente um rol do que é permitido e do que é proibido e não é função da ética estabelecer regras sobre o modo como devemos agir, mesmo assim a ética com seu caráter reflexivo com certeza vai interferir em uma ação.