Jornalismo Especializado
A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) criada em 2005, a partir de uma dissidência da Revista Nossa História, traz como tema principal os eventos históricos nacionais. Trata-se de uma publicação produzida por professores e direcionada a professores, estudantes e interessados pelo assunto.
A revista e seu site são publicações da Sociedade do Amigo da Biblioteca Nacional (Sabin), com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobrás e outras grandes empresas, sob o amparo da Lei Rouanet.
Ela possui uma linguagem acessível e objetiva, não sendo possível destacar uma faixa etária precisa para sua leitura.
1.1 ESPECIALIZADA. POR QUÊ?
As publicações especializadas abordam um único tema com assuntos de interesse de determinado público. Possui o intuito de satisfazer os leitores com relação ao tema. No entanto, conforme afirma Pantarotto,
(...) É possível encontrar diferentes títulos de revistas nas bancas, contudo, na maioria das vezes, o texto trata o tema de maneira rápida e superficial, fazendo com que a revista não seja especializada, mas apenas uma publicação que aborda um tema único.(...)
De acordo com a autora, o jornalismo especializado se dá por uma produção de informação particularizada que atinge um público específico atraído pelo assunto abordado pela publicação.
Esse público pode ser específico, como os profissionais que trabalham com o tema, na revista em análise seriam os professores e estudantes de História. Contudo, essa publicação pode, também, atrair leigos e curiosos pelo assunto mesmo que a revista seja direcionada para um público especialista, pois sua linguagem é clara e acessível aos leitores.
Na RHBN encontra-se um direcionamento a um tema comum, a história do Brasil. O tema é tratado de maneira aprofundada e completa. No entanto, sua linguagem permite a aceitação de diferentes públicos que possuem interesse pela história nacional. Já que o mérito maior da revista é