Jornalismo especializado
Jornalismo Cultural
Uma das áreas do Jornalismo que tem se tornado mais relevante, nos últimos tempos, é o Jornalismo Cultural. Esse crescimento tem relação direta com a importância do papel da Cultura na sociedade contemporânea e, tanto nos grandes centros como nas diferentes regiões do país, considerando a formidável diversidade do Brasil, é necessário que jornalistas tenham uma formação para a cobertura de Cultura, sensível a esta diversidade e aos cenários próximos futuros.
Essa área propicia a formação de profissionais da crítica de artes e espetáculos em rádio, televisão e mídia impressa, que poderão atuar também no setor de marketing e promoção cultural. Volta-se, de um lado, para uma análise do público que consome produtos culturais e, de outro, para a orientação especializada sobre modos de colocar o produto cultural no circuito da grande mídia.
Jornalismo Econômico
O processo de globalização, o desemprego, as crises da bolsa no mundo inteiro, o déficit fiscal do governo, o déficit da balança comercial, na de transações correntes, a taxa de juros, a inadimplência são assuntos que tomam a maior parte das noticias do nosso país e do mundo, especialmente após a abertura da grande crise de 2007. Entretanto, apesar do dia-a-dia da sociedade estar impregnado de elementos econômicos e a vida das pessoas ser constantemente afetada por eles, frequentemente as relações envolvidas não permitem uma compreensão adequada da realidade. Assim, é mais do que vital o jornalista especializar-se para entender corretamente as relações econômicas e financeiras, com o objetivo de descrever, explicar e transmitir adequadamente os fatos, bem como os seus possíveis impactos e desdobramentos.
Essa área parte dos fatos do cotidiano jornalístico para explicar as principais doutrinas, a teoria econômica e o funcionamento dos mercados no Brasil e no mundo.
Jornalismo Ambiental
Os problemas ambientais tornam-se, cada