Jornal o taquaryense
Disciplina Campo Profissional Comunicação
Curso de Jornalismo
Professor: Sandro Kirst
DE PÉ HÁ 124 ANOS
Não tem sido fácil nem cômodo a trajetória de “O Taquaryense” desde sua fundação em 31 de julho de 1887, pelo Albertino Saraiva.
Que teve seu sonho realizado em servir a Taquari e sua gente, optando pela trilha de isenção política, neutralidade religiosa e desprendimento econômico, o jornal tem sobrevivido – desde seus verdes anos iniciais – graças ao idealismo dos proprietários – compreensão de uma parcela de conterrâneos sensíveis, a solidariedade de pequeno número de assinantes, de anunciadores comerciais, e de profissionais liberais.
Jornal que vem crescendo há 12 décadas tanto materialmente como editorialmente, tentando provar que não é impossível editar um pequeno jornal no interior do Rio Grande do Sul sem submeter-se ao jugo nefasto de interesses partidários nem vender seus espaços a ambições e querer tirar vantagem em tudo.
O Taquaryense é um jornal que vem melhorando a cada dia sendo sempre forte robusto e sólido. Sem alterar sua fisionomia gráfica e sistema de composição manual dos quais são os traços marcantes da sua personalidade editorial. O Jornal quer Taquari refletido nas edições semanais sua arma imortal transposta às páginas deste semanário para que, no porvir, os taquarienses e demais leitores possam conhecer a historia dessa pequena cidade e mostrar aos seus filhos e aos filhos dos seus filhos o que o velho pensava, fazia, sonhava buscando melhorar sua Cidade seu Estado sua Pátria.
ENTREVISTAS:
ENTREVISTA COM MARIA ERMI BASTOS PRAIA
ATUAL COLABORADORA DO JORNAL “O TAQUARYENSE”
Há quanto tempo tu colaboras com o jornal O Taquaryense?
Há muito tempo dou minha modesta colaboração para o jornal “O
Taquaryense”, pois moro em Taquari há 50 anos e comecei escrevendo
Esporadicamente um artigo e outro. Quando a querida