JORNAL MUNDO JOVEM OFICIAL
A INFORMAÇÃO É O QUE MOVE O MUNDO!
1ª EDIÇÃO movimento integralista
Com origem em Portugal, o Integralismo chegou ao Brasil na primeira metade do século XX defendendo uma política tradicionalista que tem em suas bases a defesa de uma sociedade estruturada a partir da religião e da família. O intuito de se formar homens íntegros guiou os pensamentos dessa doutrina de direita.
INTEGRALISMO E A RELIGIÃO O movimento Integralista ganhou destaque no Brasil com um crescente número de seguidores. O partido, influenciado pelo fascismo italiano, iniciou suas atividades durante o primeiro governo de Getúlio Vargas combatendo os defensores de pensamentos de esquerda. Os integralistas acusavam os comunistas de corromper a família com seus pensamentos que ameaçavam a formação religiosa das pessoas.!
“Camisas verdes ou galinhas verdes” ? _ os seguidores do Integralismo ficaram conhecidos como camisas verdes ou galinhas verdes por causa de seus típicos uniformes. Além disso, eram identificados por um cumprimento específico, o “Anauê”.
década de 1930
Na década de 1930 o partido que reunia os adeptos da ideologia Integralista no Brasil participou muito da cena política nacional, especialmente com os conflitos com os grupos de esquerda. Foi o caso dos embates ocorridos com a Aliança Nacional Libertadora (ANL).
Os integralistas brasileiros se movimentaram também contra a tentativa de golpe de Estado em 1938, conhecida como Intentona Comunista. Os integralistas deram grande apoio a Getúlio Vargas no poder e, em linhas gerais, sustento para a implantação do Estado Novo em 1937.
Ao contrário do que se esperava, o movimento Integralista não acabou definitivamente com o Estado Novo. A ideologia que defende a ligação do Estado com a família, princípios éticos, religiosos e morais, à preservação da cultura local, da tradição e o desenvolvimento das zonas rurais continua vivo até os dias de hoje. É bem verdade que o movimento foi se readaptando ao longo do tempo,