Jornal Impresso
Uninove
Administração de Empresas
OBJETIVO
Descrever neste artigo alguns recursos, ideias e estruturas que contribuam para a continuidade do jornal impresso em um cenário favorável a sua extinção tendo estudo de caso a Empresa jornalística Diário de São Paulo.
JUSTIFICATIVA
O artigo poderá ajudar os profissionais que atuam na área de jornalismo impresso a identificar o que é preciso ser elaborado para que tal não desapareça. Sendo um meio de comunicação que existe há gerações, levantar sua importância na sociedade e os planos de ação estratégica para que este ainda tenha a mesma relevância.
PROBLEMA
A cada dia, novos meios de comunicação conquistam públicos diferentes e é necessário se adaptar e conviver com isso. O dilema em questão não é abordar se os jornais vão acabar e, sim, como agir e o que é preciso ser feito de diferente para evitar que eles terminem em função do advento da Internet e de uma nova geração desinteressada no produto.
Jornal é um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é consumido pelas massas.Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais. No entanto, há também jornais com conteúdo especializado em economia, negócios ou desporto, entre outros. A periodicidade mais comum dos jornais é a diária, mas existem também aqueles com periodicidade semanal, quinzenal e mensal. O jornal foi o primeiro - e, por muito tempo, o principal - espaço de atividade profissional do jornalismo.
A crise