Jornal Impresso
A crise econômica de 2008, combinada com o rápido crescimento de alternativas na internet, causou um grande declínio na publicidade e circulação dos jornais, com vários deles fechando ou reduzindo suas operações mundialmente 1 , uma exceção é o Brasil no qual a tiragem dos jornais impressos cresceu 4.2% em 2010.2Os jornais contemporâneos normalmente são impressos em um tipo específico de papel espesso e áspero - o papel-jornal ou "papel de imprensa", (newsprint em inglês), um papel reciclado, obtido de pedaços de madeira não aproveitados na fabricação de móveis e fibras recicladas3 , cortado em folhas de tamanhos padronizados.
Na Roma Antiga, era produzida a Acta Diurna, um boletim de anúncios do governo, sendo esculpidos em metal ou pedra e exibidos em locais públicos.
Na China, circulavam entre oficiais da corte, durante o final da Dinastia Han (séculos II e III AD) folhas de notícias do governo, chamadas tipao. Entre 713 e 734, o Kaiyuan Za Bao ("Boletim da Corte") da Dinastia Tang chinesa também publicava notícias do governo; era escrito a mão, em seda e lido pelos