Jornal extra - renascimento, expansão marítima e o novo mundo
A Expansão Marítima Europeia: um dos maiores feitos realizados pela humanidade, a superação dos perigos reais e imaginários e a transposição dos oceanos
Renascimento: Europa retoma valores clássicos
Renascimento: Europa retoma valores clássicos
Renascimento Científico: do mundo fechado ao universo infinito
Renascimento Científico: do mundo fechado ao universo infinito
O “Novo Mundo”: a América inventada pelos europeus
O “Novo Mundo”: a América inventada pelos europeus
Europa retoma valores clássicos
Botticelli: O nascimento de Vênus, 1485. Uffizi
Botticelli: O nascimento de Vênus, 1485. Uffizi O período da mudança do feudalismo para o capitalismo causou várias modificações também nas artes, no pensamento e no conhecimento científico. Visto que as transformações começadas na Baixa Idade Média estimularam a Revolução Comercial na idade moderna. Essas mudanças eram influenciadas pela expansão comercial, reforma religiosa e ao absolutismo político. Abrangeram os séculos XIV até XVI, chamado assim de renascimento cultural. Esse movimento de origem burguesa destacava uma cultura laica, ou seja, sem a interferência da igreja. Já que para ela, sentimentos como alegria, prazer, riso eram ligados a coisas inferiores. As tentativas de explorar a ciência eram consideradas heresia. O renascimento abriu uma porta para o conhecimento e os estudos. Devido a preocupação maior dos renascentistas ser a vida humana, este movimento também foi chamado de Humanismo.
O humanismo era a valorização de matérias que envolviam a vida humana, como matemática, línguas, história e filosofia laica. Procurava nas pessoas suas belezas, seus aspectos positivos, ou seja, aspectos mais ligados ao pensamento burguês do que ao da igreja.
O humanismo, ou seja , o homem sendo o centro das atenções, do universo, daí o