jornal escolar
Dourados,27 de junho de 2014.
Professor: Luiz Antonio Martins.
Aluna: Tatiane Araujo Rosa.
Matéria: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.
Transtorno Bipolar: na infância e na Adolescência.
Transtorno bipolar na infância e na adolescência:
Nos últimos anos, pesquisadores já obtiveram consenso sobre a possibilidade de ocorrência do transtorno bipolar,mesmo em crianças muito pequenas, assim como o potencial incapacitante e o significativo prejuízo no desenvolvimento e no funcionamento global de crianças e adolescentes acometidos. Apesar desse consenso, que já foi um progresso das pesquisas, a apresentação clinica do transtorno em crianças e adolescentes permanece em debate. O primeiro capitulo do livro traz atualidades sobre esse assunto.
E assim continua a leitura, em que os autores e colaboradores trazem, ao longo dos outros capítulos, informações detalhadas sobre quadro clinico, respeitando a faixa etária e suas particularidades,tratamento. Ao fim de cada um deles, um caso clinico, de forma resumida, e apresentado para reforçar os conceitos que foram explicados.
No segundo capitulo, e abordada a temas como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a “confusão diagnostica” por causa da sobreposição de sintomas. Estar apto a reconhecer a sintomatologia e poder fazer o diagnostico diferencial e a partir dai estabelecer o tratamento adequado faz toda a diferença na qualidade de vida da criança.
Durante a vida, a prevalência de transtornos de ansiedade em adolescentes com TB e de
33%, em amostras comunitárias. Desses, o predomínio e para ansiedade de separação (22%), seguida de fobias (11%) e pânico (11%). Nos Estados Unidos, a prevalência em amostras clinicas e de 14,4% a 56%.E importante reconhecer as mudanças de sintomas quando das alterações do humor,maior o risco de ideação suicida, sintomas psicóticos e abuso de alcool e drogas e, por conseguinte, maiores as