jornal centro histórico de Porto Alegre
REVITALIZAM O CENTRO reabilitação do Centro
Histórico é uma iniciativa do
Projeto Viva o Centro, que integra o conjunto de ações previstas pelo
Programa Estratégico Cidade
Integrada. As intervenções tiveram grande impacto com a transferência do comércio informal das ruas Marechal
Floriano e José Montaury para o
Camelódromo. A partir daí, inúmeras iniciativas tiveram início ou continuidade, como as obras de recuperação de patrimônios públicos e privados por
A
meio do Monumenta, pelo qual já foram restaurados inúmeras edificações como o Pórtico Central Cais do Porto,
Palácio Piratini, Margs, Memorial do RS e Clube do Comércio.
Outras obras estão em andamento como a Praça da Alfândega, o Cine
Imperial, que dará lugar a um centro cultural, a conclusão do processo da parceria público-privada do Cais Mauá, em parceria com o Estado, a conclusão das obras no Museu Hipólito da Costa e implantação do CAR Centro.
Obra do Túnel tem ritmo acelerado
REGIÃO CENTRO
Outra obra estrutural para a região é a reforma do Túnel da Conceição, que segue em ritmo acelerado. Depois de 38 anos, a construção apresentava diversos problemas, como presença de água nas paredes e lajes. Além da recuperação estrutural, no final da obra avaliada em R$ 2,6 milhões, o Túnel receberá nova pista e será instalada nova iluminação.
O OP E O CONGRESSO DA CIDADE urante os meses de julho a setembro de 2011, as discussões sobre o futuro de Porto Alegre ocorrerão nas 17 regiões do OP, dentro do calendário do V Congresso da Cidade, que se estende até novembro.
A participação do OP nas discussões é fundamental para o esforço de planejamento da cidade, devido à experiência e ao conhecimento sobre os desafios estratégicos das regiões.
A metodologia do V Congresso da Cidade prevê diversas etapas de discussões que culminarão com um grande seminário para definir Motes e Metas para Porto Alegre com vistas ao ano de 2022, avaliando as grandes transformações da cidade em função da Copa de 2014 e