Jornada de trabalho
PRÉ PROJETO DE PESQUISA
MOGI DAS CRUZES
2012
NOME ACADEMICO
PRÉ PROJETO DE PESQUISA
MOGI DAS CRUZES
2012
PRÉ PROJETO DE PESQUISA
1.TEMA: JORNADA DE TRABALHO
2.DELIMITAÇÃO DO TEMA:
No Brasil há quem defina período de trabalho com Jornada de Trabalhos, sendo ela regulamentada pelo artigo 7º de nossa Constituição Federal e em nossa Consolidação das Leis do Trabalho, na seção II, Capítulo II.
Na época de 1980, há registros em que a jornada de trabalho era desenvolvida de 12 à 16horas diárias, mesmo entre os menores e mulheres, coma evolução da classe assalariada e movimentos sindicais esas jornadas começaram e ser reduzidas, tendo a efetiva regulamentação prevista na Constituição de 1988, onde a carga horária passa a ser 8 horas diárias e 44 horas semanais. 3. OBJETIVOS
3.1 Este projeto tem por objetivos gerais, analisar criteriosamente a existência de diversas formas de jornada de trabalho amparadas por lei e verificar as inovações e pleitos sindicais para a redução das jornadas de 44horas semanais para a reduzida de 40hrs semanais.
3.2 O objetivo específico e tabular as jornadas entre menores, mulheres e profissões consideradas insalubres; como também aprofundar o estudo sobre a pauta sindical em Redução da Jornada.
4. JUSTIFICATIVA
Estudar o desenvolvimento social/jurídico Industrial no contexto de Jornada de Trabalho e buscar a luz da razão para forte manifestação na alteração e redução da jornada como no ano de 1988, após aprovado a redução na manhã seguinte às classes sindicais já atuavam fortemente para o cumprimento da lei.
5.PROBLEMA
Com a pressão Sindical e a globalização a Indústria e empresários brasileiros questionam e defendem a tese de que, uma alteração na legislação dentro do contexto de Jornada de Trabalho ocasionaria maiores custos produtivos gerando mais contratação e aumento de mão de obra