Jorge habermas
NOME: Jurgen Habermas (Jorge Harbemas).
DATA DE NASCIMENTO: 18 de Junho de 1929 (83 anos).
PAÍS ONDE NASCEU: Düsseldorf, na Alemanha.
CAMPO: Filosofia e Sociologia.
PRÊMIO: Prêmio Gottfried Wihelm Leibniz (1986) e Prêmio Kvoto (2004).
PRINCIPAIS IDEIAS- ESCOLA DE PENSAMENTO: Jürgen Habermas licenciou-se em 1954 na Universidade de Bonn, com uma tese sobre Schelling (1775-1854), intitulada O Absoluto e a História. De 1956 a1959, foi assistente de Theodor Adorno no Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt. No início dos anos 1960, realizou uma pesquisa empírica sobre a participação estudantil na política alemã, intitulada 'Estudante e Política' (Student und Politik).
Em 1968, transferiu-se para Nova York, passando a lecionar na New School for Social Research de Nova York. A partir de 1971, dirigiu oInstituto Max Planck, em Starnberg, na Baviera. Em 1983, transferiu-se para a Universidade Johann Wolfgang von Goethe, de Frankfurt, onde permaneceu até aposentar-se, em 1994.
Continua, até o presente momento, muito profícuo, publicando novos trabalhos a cada ano. Freqüentemente participa de debates e atua em jornais, como cronista político.
PENSAMENTO:
Em geral considerado como o principal herdeiro das discussões da Escola de Frankfurt, uma das principais correntes do Marxismo cultural, Habermas procurou, no entanto, superar o pessimismo dos fundadores da Escola, quanto às possibilidades de realização do projeto moderno, tal como formulado pelos iluministas. Profundamente marcados pelo desastre da Segunda Guerra Mundial, Adorno e Horkheimerconsideravam que houvesse um vínculo primordial entre conhecimento racional e dominação, o que teria determinado a falência dos ideais modernos de emancipação social.
Para recolocar o potencial emancipatório da razão, Habermas adota o paradigma comunicacional. O seu ponto de partida é a ética comunicativa de Karl Otto Apel, além do conceito de "razão objectiva" de Adorno, também presente