Jonh m. keynes
Filho de intelectuais Britanicos.
John Neville Keynes, secretário da Universidade de Cambridge
Mãe serviu como prefeita de Cambridge
Economista e empresário
Nascido em 5 de Junho de 1883 na cidade de Cambrige
Estudou no Colégio Eton (tradicional frequentado por aristrocatas)
Sempre se destacou em Matemática
Aos 19 anos começou a estudar na Universidade de Cambridge.
Teve aulas com Alfred Marshall um economista respeitado.
Em 1906 ao terminar seus estudos na universidade, torna-se Funcionario publico do ministério dos negócios das Indias. Função no qual exerceu na ASIA por 2 anos.
Lagou o emprego e voltou a estudar em Cambridge Economia ortodoxas tornandose especialista nos princípios Economicos de Marshall.
Apartir de 1916. Segunda guerra mundial exerceu diversos cargos no Tesouro Britanico.
Em 1919 foi encarregado de chefiar a delegação britânica na conferencia da Paz em paris.(descontente com as condições econômicas impostas a Alemanha nessa ocasião. Ele pediu demissão)
Justificando seu posicionamento publicou ainda em 1919 seu primeiro livro: The economic consequences of the Peace. (as consequências econômicas da paz). Assim ganhando notoriedade nas nações capitalistas.
Diante do desemprego em massa que assolava as economias capitalistas, Keynes afastou-se da economia ortodoxa, representada pela “Lei de Say”, lei segundo a qual não poderia ocorrer “escassez de poder de compra” no sistema econômico. Passou então a analisar a necessidade de intervenção do Estado no mercado, gerando, dessa forma, “demanda para garantir os níveis elevados de emprego”.
1925 se casou com Lydia Lopokova bailarina Russa.
1930 publicou A treatise on Money ( tratado sobre a moeda)
sua obra mais importante foi (teoria geral do emprego, do juro e da moeda) publicada em 1936 assim apontando o caráter intrinsecamente instável do sistema capitalista.
Em 1937 sofreu um enfarte. Mesmo sem se restabelecer por completo voltou ao trabalho no