Johnny garbim
CURSO: Ciência da Computação
SÉRIE: 5º semestre
DISCIPLINA: Computação Gráfica
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas-aula
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas-aula
I – EMENTA
Visão geral, conceitos básicos e terminologia. Dispositivos de entrada e saída. Recorte e visibilidade. Algoritmos básicos para conversão de primitivas gráficas em duas dimensões: retas, circunferências e elipses. Técnicas de anti-serrilhamento. Síntese de Cores. Sistemas de coordenadas: pontos, vetores e matrizes. Transformações geométricas em duas dimensões e três dimensões. Modelagem de objetos em três dimensões. Projeções geométricas.
II - OBJETIVOS GERAIS
Apresentar a computação gráfica, enquanto conjunto de aplicações matemáticas, como ferramenta de representação de dados na forma de imagens (síntese de imagens) e desenvolver no aluno a visão espacial.
III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Utilizar as rotinas e conceitos de computação gráfica para desenvolvimento de programas e rotinas para a representação de dados e objetos. - Apresentar os padrões de pacotes existentes no mercado e suas aplicações. Estabelecer critérios e estratégias para escolha e dimensionamento de máquinas e pacotes para um projeto específico. - Desenvolver projeto de modelagem de sólidos e animações simples.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Visão geral. Conceitos básicos e terminologia. 1.1 Origens da Computação Gráfica, áreas de atuação, mercado de trabalho. 1.2 Arquitetura de sistemas gráficos (o hardware gráfico). 1.3 Primitivas como elementos básicos do desenho (pontos, retas, polilinhas, circunferências e elipses) 1.4 Primitivas com funções de linguagem (setWindows(), getPixel(), ...). 1.5 Pacotes gráficos e bibliotecas principais (OpenGL e DirectX).
2. Primitivas gráficas em duas dimensões. 2.1 Pontos, vetores e matrizes em CG. 2.2 Sistemas de referência (universo, objeto, dispositivo). 2.3 A janela de visualização (viewport) e recorte