john Stuart mill
Com este trabalho que esta para ser apresentado nas páginas seguintes, pretendemos demonstrar a importância do filósofo John Stuart Mill para a sociedade, como foi sua vida e o que exatamente ele fez. Mostramos como suas idéias foram importantes e provocaram muitos questionamentos na cabeça das pessoas que viviam na época. Também procuramos trazer alguns de seus livros mais importantes e explicar como ele chegou às conclusões para escrever suas obras. Existiram muitas influências na vida de Stuart, desde sua família e até sua esposa, o que levou ele escrever um livro muito importante.
Biografia
John Stuart Mill nasceu em Londres em 1806 e faleceu em 1873, filho de um filósofo escocês. Foi educado rigorosamente pelo pai, que tinha como objetivo criar um gênio intelectual que iria assegurar a causa do utilitarismo e sua implementação.
Começou seus estudos com apenas três anos e com doze anos iniciou um estudo intenso de lógica. Mill trabalhou na Companhia Inglesa das Índias Orientais, por 38 anos.
Aos 25 anos, apaixonou-se por Harriet Taylor, uma mulher linda e inteligente, porém casada. Cerca de vinte anos depois, quando seu marido faleceu, Harriet Taylor se casou com John Stuart Mill. Ele se referia a ela como "dádiva-mor da minha existência" e ficou inconsolável quando ela morreu sete anos depois.
Mill ficou horrorizado com o fato de as mulheres serem privadas dos direitos financeiros ou das propriedades e comparou a saga feminina à de outros grupos de desprovidos. Condenava a ideia da submissão sexual da esposa ao desejo do marido, contra a própria vontade, e a proibição do divórcio com base na incompatibilidade de gênios. Sua concepção de casamento era baseada na parceria entre pessoas com os mesmos direitos, e não na relação mestre-escravo.
Considerado o maior filósofo inglês do século 19, sua influência foi grande e duradoura, não só na Inglaterra, mas também nos EUA, em todos os campos intelectuais