John locke
Blumenau-sc
Quinta-feira, 09 de maio de 2013
Análise crítica do pensador político John Locke.
Síntese sobre o pensador John Locke para a matéria de ciência política do primeiro semestre do Curso de Direito da universidade regional de Blumenau Orientado professor (a) Monique Carina Caliri Schmidt Realizado pela aluna Diana Garcia Salvador.
Blumenau-sc
Quinta-feira, 09 de maio de 2013
John Locke é um dos líderes da filosofia do impirismo, ideologista do iluminismo e do liberalismo que ajudou a derrubar o absolutismo na inglaterra. Filósofo ingles nascido em 1632 e faleceu em 1700.Estudou Filosofia, Medicina e Ciências Naturais na Universidade de Oxford. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington.
Para Locke todos os homens ao nascer tinham os mesmos direitos: direito a vida, a liberdade e a fraternidade. Para garantir os direitos naturais, os homens haviam criado governos. Se esses governos, contudo, nao respeitassem a vida, a liberdade e a propriedade, as pessoas teriam direito de se revoltar contra eles. As pessoas poderiam questionar as autoridades.
Locke defendia o direito de cada pessoa escolher a religião, apoiar um grupo politico, defender suas ideias em publico por meio da imprensa. Esses direitos deveriam ser respeitados pelos governantes. Por suas ideias Locke foi considerado um dos "pais" do liberalismo na politica.
Para ele a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo filosófico descarta também as explicações baseadas na fé.