John Locke - Biografia
Morte: 28 de outubro de 1704 (72 anos)- Essex, Inglaterra
Locke teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. Estudou Filosofia, Medicina e Ciências Naturais na Universidade de Oxford, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior da Inglaterra. Foi também professor desta Universidade, onde lecionou grego, filosofia e retórica.
No ano de 1683, após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, foi morar na Holanda, retornando para a Inglaterra somente em 1688, após o restabelecimento do protestantismo. Com a subida ao poder do rei William III de Orange, Locke foi nomeado ministro do Comércio, em 1696.Ficou neste cargo até 1700, onde precisou sair por motivo de doença.
Principais obras de John Locke
- Cartas sobre a tolerância (1689)
- Dois Tratados sobre o governo (1689)
- Ensaio a cerca do entendimento humano (1690)
- Pensamentos sobre a educação (1693)
Suas idéias mais importantes
As idéias de Jonh Locke eram em sua maioria propostas políticas, são basicamente estas:
- defesa às leis naturais;
- igualdade perante a lei;
- desefa à propriedade;
- liberdade;
- crítica ao antigo regime, ou seja, ao absolutismo, mercantilismo, à sociedade de ordens e etc.;
- combate à escravidão.
Fatos curiosos de sua vida
John Locke criticou a teoria do direito divino dos reis, formulado pelo filósofo Thomas Hobbes. Para Locke,a soberania não reside no estado, mas sim na população.
O contexto em que Locke viveu e como ele ajuda a entender suas obras
Ele era intelectual e defendia a idéia de liberdade de pensamento e de ação, os direitos dos cidadãos e a igualdade social. Pois antes eram regime absolutista, que se baseava no direito divino de governar, ou seja, os reis afirmavam que Deus lhes havia concedido o poder, e o Estado era soberano na decisões e no estabelecimento das leis. os reis contavam com o apoio do clero e da nobreza,