John lock
-------------------------------------------------
Narradores de Javé é a história de um pequeno povoado que iria ser inundado por uma represa, devido à construção de uma indústria. Pelo fato dessa cidade ser pequena e não haver registro, as pessoas que ali residem devem sair em um determinado tempo. Mas é claro que ninguém gostaria de sair de suas casas. Procurando solução para esse problema, um morador, - o narrador do filme -, vai à prefeitura do estado para saber o que fazer em relação à moradia de todos. E como não tinham nenhum registro do local, a única solução que lhes deram foi a seguinte, eles deveriam levar á prefeitura uma espécie de um diário, que deveria conter fatos reais da cidade. Fatos que dessem um motivo para não darem continuidade à obra que deixaria a cidade submersa, e por fim deixar todos em suas residências.
No entanto, o que mais os preocupavam era o fato de que nenhum dos cidadãos sabiam ler, nem escrever, o que dificultava ainda mais o processo. A única solução era chamar um antigo morador da cidade, que tinha sido expulso pelo povo, por ter inventado mentiras sobre a vida de todos. Ele (Bia), era o carteiro da cidade, que quase perdeu seu emprego, pois no povoado ninguém escrevia e por conta disto o correio fecharia. Então ele escrevia correspondências e enviava para os estados vizinhos, causando revolta entre os moradores.
O carteiro (Bia) ficou com a responsabilidade de escrever os depoimentos de cada um dos cidadãos. Mas cada família contava uma história, e esqueciam que deveria ser um documento cientifico, ou seja, que tivesse um patrimônio histórico comprovado. Mas como sempre, Antônio Bia não deu tanta importância para escrever o que lhes diziam, pois na sua opinião não passava de boatos, que não os levariam a lugar algum. O resultado de tudo foi uma tremenda confusão. Por fim todos perderam Javé e