Johannes Gutenberg
Tipografia – 2º Semestre
Prof. Marcus Vinicius
Zadoque Batista Costa
Pesquisa sobre
Johannes Gutenberg
UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR
APRESENTAÇÃO
Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou simplesmente Johannes
Gutenberg foi um inventor e gráfico alemão. Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão começou a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado o evento mais importante do período moderno. Teve um papel fundamental no desenvolvimento da Renascença, Reforma e na Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação da aprendizagem em massa.
Página 2
UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR
JOHANNES GUTENBERG
Nasceu provavelmente em 1397, em Mogúncia, Alemanha, e é considerado o criador do processo de impressão com tipos móveis, a tipografia.
De uma família próspera, com o pai e o tio trabalhando na Casa da Moeda da cidade, Gutenberg aprendeu a arte da precisão nos trabalhos em metal. Em 1428, partiu para Estrasburgo, onde fez as primeiras tentativas de imprimir com caracteres móveis. Em 1442 imprimiu, na sua prensa original, onze linhas em um pedaço de papel.
Voltou a Mainz em 1448. Dois anos depois, conheceu Johann Fust, que lhe teria feito um empréstimo, exigindo em troca a participação nos lucros da empresa que formaram e a qual deram o nome de "Das Werk der Buchei" (Fábrica de Livros).
Pouco tempo depois, Pedro Schoffer também entrou na sociedade. Teria sido ele quem descobriu tanto o modo de fundir e fabricar os caracteres, aliando o chumbo ao antimônio, como a tinta negra, composta de fumo.
No entanto, é a Gutenberg que se atribui o mérito da invenção da imprensa, não só pela idéia dos tipos móveis, como pelo aperfeiçoamento da prensa. Entre os primeiros impressos estavam várias edições do "Donato" e bulas de indulgências concedidas
Página 3
UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR
pelo Papa Nicolau