Jogos
A gincana de grande movimento é um tipo de competição recreativa que tem o objetivo de pôr à prova as habilidades físicas e mentais dos membros de duas ou mais equipes. Estimula os alunos a seguirem e até a criarem regras entre a turma, fazendo com que todos se responsabilizem pelo cumprimento das mesmas. A criança desenvolve a capacidade e a inteligência através de estímulos desde pequena, e quando é desafiado por situações que exigem busca de soluções, pois segundo Jean Piaget ela sabe mais do que pode verbalizar.
O brincar é a forma mais natural de uma criança agir e expressar-se, colaborando para sua saúde física, afetiva e cognitiva em sua fase de desenvolvimento. Através da brincadeira e da interação com o outro, de acordo com Lev Vigotsky, a criança estabelece contato com o mundo ao seu redor e se apropria dele dentro das possibilidades, onde explora, descobre, transforma, exercita suas capacidades e constrói seu conhecimento (pg. 29)
Nesse sentido, a brincadeira é uma ação importante que permite com que a criança se socialize, e se integre na vida em comunidade.
GINCANA
São competições caracterizadas por regras fixas, onde há sempre a busca da vitória, podendo conter atividades físicas e/ou mentais, sendo que o caráter lúdico é predominante e na qual se leva em conta não apenas rapidez com que as equipes cumpre as tarefas determinadas, mas também a habilidade com que o fazem.
CARACTERÍSTICAS DE UMA GINCANA: • A sua evolução se representa por uma seqüência de várias tarefas ou provas interligadas, com pontos acumulativos; • Pode ser atividade física e/ou mental; • Predomina o caráter recreativo; • Seu final é sempre previsto; • Suas regras podem ser simples ou complexas; • Regras fixas; • Tem competição caracterizada (busca um vencedor)
ELABORAÇÃO DE UMA GINCANA:
Providências a serem tomadas: