jogos
DILEMAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE
IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO NA
CONTEMPORANEIDADE E DO USO DAS TECNOLOGIAS SOBRE O
COTIDIANO EDUCACIONAL
Elizabeth dos Reis Sanada 1
O presente trabalho se situa no eixo de interseção entre os campos da Psicanálise e Educação e tem como objetivo discutir os efeitos do discurso contemporâneo sobre o processo de subjetivação na atualidade, lançando um olhar específico para as relações que se estabelecem no espaço educacional a partir da introdução das novas tecnologias.
O advento da contemporaneidade introduz uma nova dinâmica na maneira como se estabelecem as relações e como se organiza o campo social, interferindo, consequentemente, sobre os modos de subjetivação, cujo principal indício se encontra naquilo que estudiosos denominam como um declínio da função paterna.
Isto significa que na sociedade contemporânea perde-se o que se constituía anteriormente como um eixo norteador das ações dos sujeitos, algo relacionado às noções de centralidade, tradição e universalidade. Com isto, não é mais possível encontrar limites claramente definidos entre valores como certo e errado, por exemplo; certezas absolutas; padrões da moda, de costumes; entre outros.
Ocorre uma queda da tradição e de certa linearidade de tempo, de tendências comportamentais, de pensamentos.
Neste contexto, novas formas de relacionamento se estabelecem, interferindo sobre dos laços amorosos, que passam a ser balizados mais pelo gozo que pelo desejo; sobre as configurações familiares, nas quais os papéis adquiriram muito mais flexibilidade, admitindo não só a inversão entre o que se demarcava anos atrás como relativo ao homem ou à mulher, mas também abarcando a possibilidade casamentos entre homossexuais e da adoção de filhos por esses casais; sobre as relações de trabalho e sociais; trazendo implicações para o campo educacional.
O tempo e o espaço também