jogos
O jogo é uma atividade mais indicada para satisfazer às necessidades de movimentos que a criança possui. Assim, na atividade lúdica , o professor pode perceber as características da personalidade do educando e orientá-lo , no sentindo de incentivar vivências sociais que contribuem para sua formação e atuação na sociedade .
Por meio do jogo a criança obtém uma maior coordenação motora, cria normas de conduta e assim aprende a viver em grupo. Hábitos e atitudes se modificam durante a prática de jogos, podendo algumas condutas ser transferidas para outras atividades.
O movimento é fundamental para o ser humano , especialmente durante a infância , pois ativa o processo de crescimento e da convivência em grupo.
Brotto (1997) enfatiza que os jogos cooperativos ,nos quais todos cooperam e ganham , jogando uns com os outros e não uns contra os outros, atendem a um dos objetivos da recreação e lazer.
Esses jogos tem que ter como objetivo o desenvolvimento das áreas cognitivas , afetivas e social da criança, é preciso levá-las à reflexão no seu processo de construção do conhecimento.
Sugestões de jogos cooperativos :
Dança da cadeira
Coelho sai da toca
Escravo de Jô
Gato e rato
A história da serpente
Jogos de Regras
Os jogos de regras se relacionam à construção de limites por parte da criança e seu contexto social e educativo.
A busca por métodos que não apenas reproduzem as normas de conduta, mas que possibilitem a sua construção de forma crítica, está cada vez mais na lista de prioridades do professor.
Esses jogos de combinações sensório motoras ou intelectuais que favorecem a sociabilização, pois sua a sua prática possibilita a inserção da criança no mundo social e cultural . As regras , no jogo , representam o limite , o pode e não pode , e nesse sentido regulam as relações entre pessoas .
Para Macedo (2000), os jogos de regra possibilita que a criança tenha um espaço para adaptar-se a um ambiente social regrado