Jogos E Brinquedos
0,5 em 0,5 pontos
(VUNESP-2012) Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada. A brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, portanto, é correto afirmar que aquele que brinca:
Resposta Selecionada:
e.
Domina a linguagem simbólica.
Respostas:
a. Faz um movimento de reversibilidade.
b. Desenvolve a capacidade de aprendizagem sistematizada.
c. Possui pleno domínio da linguagem motora.
d. Adquire a sua independência.
e. Domina a linguagem simbólica.
Feedback da resposta:
Alternativa: E
Comentário: significa que a criança já tem repertório simbólico construído sobre a realidade. Apesar dela não contar com a presença dos objetos e pessoas já sabe que elas existem.
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
(VUNESP/FUND1105/001) Leia a citação a seguir. “O uso do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil. Se considerarmos que a criança pré-escolar aprende de modo intuitivo adquire noções espontâneas, em processos interativos, envolvendo o ser humano inteiro com suas cognições, afetividade, corpo e interações sociais, o brinquedo desempenha um papel de grande relevância para desenvolvê-la [...].”
(KISHIMOTO, Tizuko M. “O jogo e a educação infantil”. In: KISHIMOTO, Tizuko M. (org.) “Jogo, brinquedo, brincadeira e educação”. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 36) I- O brinquedo/jogo permite uma ação intencional, a construção de representações mentais, a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras e trocas nas interações sociais.
II- O brinquedo/jogo possibilita o desenvolvimento da afetividade, da cognição, do aspecto físico e social.
III- O brinquedo/jogo contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, com função lúdica.
IV- O brinquedo/jogo potencializa a exploração e a construção de conhecimento, por