Jogos e brinquedos
O Lúdico nada mais é do que a utilização de jogos e brincadeiras no aprendizado.
Diante da falta de interesse que muitas crianças têm na arte de aprender, e com isso, podendo ocasionar a dificuldade de aprender, levanta-se a hipótese de utilizar o lúdico como prática de aprendizagem e uma garantia de se ter uma aprendizagem mais prazerosa para as crianças, despertando assim o interesse em aprender.
O desenvolvimento da criança e seu aprendizado ocorrem quando a mesma participa gradativamente de atividades com outras crianças, seja brincando ou jogando, o desenvolvimento torna-se gradativo.
Segundo o site www.educador.brasilescola.com, o teórico Froebel diz que a falta de liberdade e a repressão repercutem negativamente no que diz respeito ao estímulo da atividade espontânea, o que caracteriza o desenvolvimento da criança, e seu aprendizado ocorre quando a criança participa ativamente seja discutindo regras ou propondo soluções para resolver. É de extrema importância a participação do professor, propondo desafios e buscando soluções e participação coletiva.
Quando o professor participa ele deixa de ser mediador e passa a fazer parte da participação coletiva.
Desta forma as atividades lúdicas contribuem e dão oportunidade para as crianças se expressarem, e criam um momento onde há troca de informação, é importante também que neste momento a criança tenha um espaço para desenvolver sua fala, seu ponto de vista e suas sugestões.
O Educador ao propor algum tipo de atividade deve deixar a criança a vontade, pois através da troca de experiência com outros colegas, da criatividade e busca de soluções a criança consegue construir seu próprio