Jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança
2156 palavras
9 páginas
Os jogos e as brincadeiras são tão importantes e fundamentais para a criança quanto o alimento que a faz crescer. Pois, além do divertimento, serve como suporte para que a criança na fase escolar alcance o seu desenvolvimento social, emocional, cognitivo e afetivo. Os professores devem acreditar na capacidade dos jogos e das brincadeiras, tendo a criança, como ser ativo, pensante e participante, que aprecia as novidades e também aprende brincando. Através das brincadeiras, as crianças constroem conhecimento e desenvolvem a atenção, a agilidade, a associação, a coordenação motora, entre outros. Quando as crianças brincam, elas ativam sua imaginação, criam sua própria maneira de brincar, desenvolvem-se sem perceber o que contribui na construção da autonomia e personalidade. São várias as dificuldades que existem com relação à definição e caracterização da brincadeira, entretanto, é certo que a brincadeira assume um papel fundamental na infância; numa concepção sociocultural, a brincadeira mostra como a criança interpreta e assimila o mundo, os objetos, a cultura, as relações e os afetos das pessoas, sendo um espaço característico da infância. Nos dias de hoje, observamos que há uma clara diferença entre jogo e brinquedo e entre brincadeira e brinquedo. No entanto, tanto jogo e brincadeira, podem ser sinônimos de divertimento. Vejamos como esses termos são definidos no dicionário Larousse:
"Jogo = Ação de jogar; folguedo, brinco, divertimento". Seguem-se alguns exemplos: "jogo de futebol; Jogos Olímpicos; jogo de damas; jogos de azar; jogo de palavras; jogo de empurra".
"Brinquedo = objeto destinado a divertir uma criança".
"Brincadeira = ação de brincar, divertimento. / Gracejo, zombaria. / Festinha entre amigos ou parentes. / Qualquer coisa que se faz por imprudência ou leviandade e que custa mais do que se esperava: aquela brincadeira custou-me caro".
Apesar da diferenças, tanto o jogo quanto a brincadeira são culturais. É difícil encontrarmos exemplos de um