Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
A presente monografia cujo título é a IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL teve como objeto de pesquisa explorar o conceito de jogo, brinquedo e brincadeira no cotidiano escolar, e como pode influenciar o desenvolvimento de crianças, principalmente pré-escolares.
A metodologia para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com o levantamento bibliográfico, leituras e reflexões, sobre autores renomados que tratam do assunto Piaget (1975), Kishimoto (1993, 1998 e 2002), Freire (2001) , Huet (1996), Sisto (1997);
O trabalho consta de três capítulos a seguir sintetizados:
O primeiro capítulo trata da caracterização do desenvolvimento da criança, abordando o conceito de infância, amparando-se nos estudos de Piaget, Vygotsky e Bruner.
O segundo capítulo aborda os conceitos de jogo, brinquedo e brincadeira, baseado em Kishimoto, Chateau, e Huet.
O terceiro capítulo faz uma exploração do assunto: o papel e a formação do professor de pré-escola, apoiado em documentos oficiais, distribuídos pelo Ministério da Educação. Das considerações finais pode-se deduzir que o assunto é muito importante para quem deseja investir na carreira de professor e necessita ter conhecimentos específicos sobre as ferramentas de desenvolvimento da criança e, ensino na pré-escola: jogo, brinquedo e a brincadeira.
CAPÍTULO I
Criança e infância: caracterização de uma etapa de desenvolvimento.
1.1 O brincar como ferramenta de desenvolvimento da criança
Considerando que os primeiros anos de vida são de fundamental importância para o desenvolvimento subseqüente da criança, fica mais do que evidente a relevância e o papel da educação pré-escolar na formação intelectual do indivíduo para uma sociedade em contínua mudança.
Dewey ao conceber a infância enquanto época de crescimento e desenvolvimento estimulou a adoção do jogo livre como forma de atender necessidades e interesses