Jogos e Brincadeiras de crianças de 6 a 8 anos
É por volta dos 6 a 8 anos de idade que a criança passa do auto conceito concreto para o auto conceito abstrato, libertando-se gradativamente da supervisão dos pais ou professores, passando a experimentar novos riscos, detectar emoções mais complexas e, consequentemente, acontece um aperfeiçoamento na qualidade dos vínculos relacionais que se tornam mais duradouros.
Esta fase é marcada pela entrada da criança no aprendizado mais formal, pois ela compreende e elabora tudo o que vivencia e lhe é ensinado. É conhecida como a fase de latência, na qual a sexualidade e quando ocorrem grandes conquistas cognitivas, ler e escrever. Ela passa a vivenciar a socialização comunitária caracterizada pelo afastamento da intimidade da família, ampliando assim suas relações.
A criança nessa fase torna-se mais critica, especialmente em relação a família e a escola, e mais curiosa. É a fase do porque de tudo, o questionamento é saudável, a curiosidade da criança precisa ser estimulada pelos pais e escola, pois ela é a base da aprendizagem.
A criança percebe que ela não é o centro do mundo e que este é composto por outras pessoas e objetos. Ela passa a considerar o outro, melhorando a convivência.
O ser humano necessita do contrato com outras pessoas, pois é através da interação social que se desenvolve a linguagem reconhecem-se as habilidades e ampliam os conhecimentos. Para a criança, o conflito físico, social e a comunicação são fundamentais no seu desenvolvimento e uma das maneiras mais eficazes dela estabelecer este contato é pelo brincar.
O brincar não é uma tarefa simples, pois o que pode ser considerado como brincar para alguns pode não ser para outros. O termo brincar é utilizado para indicar o comportamento da criança, deva designar a caracterização da atividade. O brincar é uma situação que gera prazer, é espontânea e tem prioridade das crianças.
O brincar é qualquer desafio que é aceito pelo simples prazer do desafio. O brincar infantil para