jogos e brincadeiras 3
As crianças abordaram o colhinho com muitas perguntas como: O papai noel tambem trouxe presentes prá nós, sabia? Tu vieste do céu? Então tu moras junto com o papai noel? Onde é que vocês moram? Então, se foi o papai do céu que mandou estes presente, tu moras juntos com ele? E os anjinhos vão vir nos visitar também? mas nem uma resposta foi ouvida, Após a saida dele da sala, as crianças comentam: É, eu disse que ele morava no céu? E o papai noel mora junto com ele, né? É, eu vi ele voando lá fora! Mas, e o papai do céu?
Esta situação pode ser adequada para nos auxiliar na reflexão acerca do mode de como as crianças pequenas se costituem em uma dada cultura, e da relação existente entre a atividade imaginatoria e o mundo real na conduta humana
Segundo Vygotsky, os processos criadores encontrados desde os promeiros anos da infância se refletem basicamente em suas brincadeiras ou jogos e são produtos de um tipo de impulso criativo, entendido como naquele que possibilita a Criança a reordenar o real em novas combinações.
Mesmo entendendo a atitude criativa comno constituidora de todos os homens, permanece a pergunta: Como se produz esta atividade combinadora criadora? De onde surge e a que está condicionada?
No texto Vygotsky destaca algumas dessa formas:
A Primeira forma, se manifesta, no fato de que não seja tomada da experiência vivida. ou seja, A base da criação é a realidade.
A segunda forma de vinculação, neste caso, é a experiência que se apoia na imaginação, uma vez que depende da capacidade do sujeito de