Jogos Sensoriais
‘JOGOS SENSORIAIS’
Bárbara Rocha
Belo Horizonte
Outubro de 2014
Jogos Sensoriais
São jogos que trabalham com sentidos (Visão, Audição, Paladar, Olfato e Tato) capazes de desenvolver nas pessoas o sentido da ordem, ritmo, forma, cor, tamanho, do movimento, da simetria, da harmonia, do equilíbrio, etc. Os jogos sensoriais devem ser feitos sempre com olhos vendados.
Atividade 1: “Cabra cega”
Público: Todos os tipos
Objetivos: Sentido do tato e atenção auditiva
Materiais: Um lenço
Descrição da atividade: Põe-se uma venda a um jogador para ser a cabra cega, depois dá-se-lhe três ou quatro voltas sobre si próprio (para perder, em parte, o sentido da orientação). Os outros jogadores andam a sua volta tocando-lhe e dizendo cabra cega, mas sem se deixarem apanhar nem ir para muito longe. Quando um jogador é apanhado, não pode falar porque essa deve identificá-lo através do tato. Se conseguir identificá-lo, passa então o jogador apanhado a ser a cabra cega.
Atividade 2: “É a vez do som”
Público: Todos os tipos
Objetivos: Audição
Materiais: um lenço, sino, violão, porta batendo, coisas que emitem barulhos.
Descrição da atividade: De olhos vendados, vão dizer a que se refere o barulho feito.
Atividade 3: “Reconhecer”
Público: Todos os tipos
Objetivos: Capacidade de reconhecimento pelo tato.
Materiais: uma venda
Descrição da atividade: o grupo coloca-se em fila e uma criança à sua frente de olhos vendados. Através do tato, essa criança terá que adivinhar qual o colega que está a sua frente. Ganha a criança que adivinhar o maior número de colegas.