Jogos pedagógicos como elementos facilitadores para compreensão das operações com números inteiros
Laura Moreira Bordin
Eleni Bisognin
REFERÊNCIAIS TEÓRICOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
[...] um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que deseja desenvolver. (BRASIL, 1997, pág., 49)
CARVALHO
Na manipulação do material didático a ênfase não esta sobre os objetos da operação e sim sobre as operações que com eles se realizam. Discordo de propostas pedagógicas em que o material didático tem mera função ilustrativa. O aluno permanece passivo, recebendo ilustrações proposta pelo professor, respondendo sim ou não a perguntas feitas por ele. ( Carvalho,1991, pag. 107) BORIN
Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de Matemática é a possiblidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos dos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapazes para aprendê- la . Dentro da situação do jogo , onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande ,notamos que , ao mesmo que estes alunos falam Matemática, apresentam também melhor desempenho e atitudes positivas frente a seu processo de aprendizagem.( BORIN, 2004, pag, 07)
FIORENTINI
[...] todos integrantes de um grupo colaborativo assumem um mínimo de protagonismo no grupo, não meros auxiliares ou fornecedores de dados materiais, mas como sujeitos que não apenas aprendem , mas também produzem conhecimento e ensinam os outros.
Forma de uso dos materiais didáticos
Operação +4 +(-2)
Operação 4 – (-2)
Jogos Introduzidos
Jogo da Caminhando na reta Numérica
Forma de jogar
Cada aluno retira uma ficha amarela (posição no tabuleiro)
Cada aluno retira uma ficha azul (percurso)
RELATÓRIO POS JOGO
JOGO DA VIAGEM INTERPLANETÀRIA