Jogos pedagogicos
Os jogos didáticos pedagógicos além de serem uma opção divertida e instrutiva para os alunos entrarem em contato com o objeto de estudo, facilita o trabalho do educador, possibilitando assim atingir todos os alunos. Os jogos na aprendizagem auxiliam muito as crianças, pois além de serem prazerosos, elas aprendem enquanto brincam. O conteúdo acaba sendo bem mais assimilado quando há um jogo, a criança sai da rotina de ficar sempre “decorando”. Enquanto brinca a criança explora todo o universo ao seu redor. O brincar é tão importante que faz com que o conteúdo dado fique mais fácil de entender. Além do mais, os jogos permitem que as crianças se sociabilizem uma com as outras. Aprendem também a lidar com suas emoções e respeitar o limite do outro. Através das regras, a criança aprende brincando a ter respeito mútuo e a perder e ganhar.
“A brincadeira favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar, contribuir, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos.” Vygotsky
Objetivo:
Conceitual
❖ Fazer com que a criança assimile o conteúdo dado. ❖ Aprender as regras. ❖ Fazer com que a criança se sociabilize. ❖ Valorizar as regras e conceitos.
Procedimental
❖ Possibilitar para que o aluno desenvolva o gosto pelo jogo. ❖ Interpretar regras. ❖ Pesquisar sobre jogos.
Atitudinal
❖ Desenvolver o entendimento e interpretação. ❖ Trocar ideias e aceitar o ganhar e o perder. ❖ Posicionar diante de desafios.
Material didático
• Papel cartão • Figuras • Desenhos para pintar • Caixa de leite vazia • Camiseta •