Jogos Olímpicos
A História dos Jogos Olímpicos 04/12/2014
1
Índice
Pág. 2…………………………………………………………………………………………….Índice/Introdução
Pág. 3………………………………………………………………………..…Introdução/Jogos Olímpicos
Pág. 4……………………………………………….Jogos Olímpicos (cont.)/Jogos Parolímpicos
Pág, 5………………………………………..Provas Parolímpicas/Jogos Olímpicos de Inverno
Pág. 6……………………………………………………………Provas de Inverno/Cidades Olímpicas
Pág. 7…………………………………………………………………………………………….Símbolos Olímpicos
Pág. 8……………………………………………………………………………….Símbolos Olímpicos (cont.)
Pág. 9…………………………………………………………………………………………Conclusão/Sitografia
Introdução
Este trabalho foi-me proposto no âmbito da disciplina da Educação Física e nele irei falar da história dos Jogos Olímpicos. Escolhi este tema pois foi o que me pareceu mais interessante de explorar.
Os Jogos Olímpicos da era moderna têm lugar de quatro em quatro anos e são a mais importante competição desportiva a nível mundial. Existem também os Jogos Olímpicos de Inverno e os Jogos Parolímpicos.
2
Jogos Olímpicos
Segundo dados históricos, os Jogos Olímpicos decorreram pela primeira vez por volta do ano de 776 a.C na cidade de Olímpia (região sudoeste da Grécia); tratavam-se de uma série de competições disputadas entre participantes das cidades estado que formavam a Grécia Antiga; esta reunia-se de 4 em 4 anos na cidade de Olímpia, para a realização destes festivais religiosos e desportivos. Eram realizados como forma de honrar e homenagear os deuses. O vencedor recebia uma coroa de oliveira e, para além disso recebia muita comida, inúmeras riquezas e um grande reconhecimento. Entre 393 e 394 o Imperador Teodósio, ao converter-se ao Cristianismo proíbe todas as festas pagãs, incluindo as Olimpíadas. Foram restabelecidos em 1896 por Pierre de Fredy, barão de Coubertin. Em 1894, contou o apoio de representantes de 15 países, fundando assim o Comité Olímpico Internacional (C.O.I.), organismo que até hoje controla todo a comunidade