Jogos OLÍMPICOS
[Escreva o título do documento]
[Escreva o subtítulo do documento]
Professor
[Escolha a data]
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
Com este trabalho, pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre o tema que desenvolveremos, os Jogos Olímpicos (e Paraolímpi
OS JOGOS OLÍMPICOS NA ANTIGUIDADE
Contexto histórico:
Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia, em 776 a.C. Eram realizados em Olímpia (Peloponeso), a cada quatro anos, entre agosto e setembro, durante cinco dias, com o objetivo de unir todos os povos gregos e homenagear Zeus, o pai dos deuses do Olimpo. Eram os mais importantes dos jogos pan-helénicos, existindo durante eles acordos de paz – tréguas -, evitando assim as guerras entre povos inimigos.
Continuaram durante doze séculos até 393 d.C., quando o imperador Teodósio se converteu ao Cristianismo e aboliu todos os rituais pagãos, terminando assim a prática dos Jogos Olímpicos na Antiguidade. Outros fatores contribuíram para o seu término, como a competitividade exacerbada e a corrupção.
Os participantes: Apenas os homens-livres, isto é, atletas do sexo masculino que não estivessem sob a condição de escravo e que não fossem designados como “bárbaros”, podiam participar. Normalmente provinham de classes mais altas e eram fruto de uma educação que aliava um corpo são a uma mente sã.
Organização e desportos praticados: Ao longo dos cinco dias em que os Jogos eram realizados, ocorriam os eventos descritos na tabela abaixo.
1º Dia
2º Dia
3º Dia
4º Dia
5º Dia
Cerimónias de abertura (juramentos, etc.)
Pentatlo e corrida de quadrigas.
Atletismo.
Luta livre, pugilato e pancrácio.
Distribuição dos prémios. Agradecimento às divindades e banquete. As cerimónias de abertura consistiam nas honras e sacrifícios feitos a Zeus, perante a sua estátua, e juramentos, feitos pelos juízes dos jogos, que se comprometiam a avaliar os atletas imparcialmente. Estes últimos comprometiam-se a ser honestos e leais para com