Jogos olímpicos de 1932, 1936 e 1940
Os Jogos Olímpicos de 1932, 1936 e 1940 são marcados por vários acontecimentos únicos, onde em cada um deles os fazem ser lembrados até os dias de hoje, Problema econômico, guerras, falta de patrocínio, não realização do evento são uns pontos negativos a serem lembrados. Por outro lado a expansão para a realização do evento em outro continente após 30 anos na Europa, a criação da primeira Vila Olímpica, a forma usada até os dias de hoje da cerimônia de entrega das medalhas, a primeira mulher brasileira a competir em uma olimpíada, a transmissão das Olimpíadas no rádio e na televisão são o positivo no meio de meio de tantos problemas que o mundo estava passando durante esses anos. A realização desses eventos pode ser considerada como uma vitória no meio de um turbilhão de acontecimentos ruins. Infelizmente em 1940 não pode ser realizadapois a II Guerra Mundial já estava estourada e nenhum país tinha condições de participar ou organizar o evento.
2 DESENVOLVIMENTO
LOS ANGELES 1932
A X edição dos jogos olímpicos realizou-se em Los Angeles, entre 30 de julho a 14 de agosto, com a participação de 1332 atletas sendo 126 mulheres, oriundos de 37 países.
Após quase três décadas na Europa, os jogos olímpicos voltaram a América do Norte. A Califórnia foi a única região a sobreviver economicamente a queda na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Este foi um fator determinante na escolha do local, apesar das dificuldades na época, de acesso para os participantes de quase todos os países.
O povo mais esportivo do mundo recebeu um evento consolidado e caprichou no aspecto técnico, trazendo a cena novidades como introdução do cronometro eletrônico. O calendário olímpico também mudou, concentrando todas as provas em 16 dias, fato inédito, já que, até então nenhuma edição tivera menos de 79 dias. A partir de Los Angeles os jogos passaram a ter um período mais curto.
Em Los Angeles foi a primeira vez que foi construída uma vila olímpica, que era composta