Jogos na educação infantil
- Jogos Tradicionais
_De Construção
_Jogos Motores
_Jogos Rítmicos
_ Brinquedos Cantados
- Jogos de Percepção
- Jogos de Faz - de – conta
Jogos tradicionais
São jogos infantis que assumem contexto cultural e possibilitam a criação e a conexão com o meio no qual estão inseridos.
O folclore infantil é parte integrante da cultura folclórica: é a manifestação da riqueza natural da criança: suas potencialidades físicas, corporais, motoras, sensoriais, intelectuais, emocionais e sociais. ( Friedmann, 1996)
Sua utilização é uma alternativa metodológica, que pode se manifestar para fins educacionais, pois proporciona a criança expansão de seus contatos sociais, criando a aprendizagem de modo acessível e identificando as vantagens e o significado das atividades em grupo.A criança além de aprender, adquire experiência social para o desenvolvimento de sua personalidade.
- Exemplo: Jogar bolinha de gude, a criança faz as regras de acordo com o número de participantes além de trabalhar em grupo a atividade e dá significado a ela.
- Exemplo: Capoeira, a criança aprende sua cultura e origem, pratica a atividade tendo relação direta com outras crianças em seu desenvolvimento.
Jogos de Construção
O jogo de construção destina-se ao manuseio de materiais pelas crianças para que criem, construam e transformem seu mundo imaginário. Neste jogo a criança demonstra seu nível de estruturação mental, seu desenvolvimento cognitivo e afetivo – emocional. Ao ministrar jogos de construção para as crianças é importantes lembrar que deve – se dar liberdade a ela, mesmo que seja determinado o que construir, para que assim a criança tenha liberdade de refletir sobre o que fazer e como fazer. Este jogo é utilizado para que a criança identifique e de significado ao significante. ( passe do simbolismo para o real )
- Exemplo: Construir uma história sem material. ( imaginação )
- Exemplo: Construir uma história com brinquedos. ( dar significado )