Jogos Matematicos
Relatório da Gincana
Grupo: Bruna Barreto, Isabela Amorim, Maria Emilia Resende, Victoria Dias.
Turma: 1° K
Experimento do Quadrado Mágico Aditivo
Sinopse
Este experimento trata de Progressão Aritmética utilizando quadrados mágicos: quadrado mágico fundamental, passando por termos centrais e constantes mágicas. Também faremos um estudo teórico de Progressões Aritméticas, em que serão analisados termos centrais de PA, termos simétricos e soma de termos, e finalizaremos com alguns desafios para os alunos.
Conteúdos
-Sequência, Progressão Aritmética;
- Conjuntos, Lógica e Números.
Objetivos da unidade
1. Apresentar o desafio de lógica Quadrado Mágico;
2. Estudar Progressões Aritméticas com o auxílio de quadrados mágicos.
Introdução
Quadrado mágico é considerado um tema fascinante do ponto de vista da matemática recreativa. Ele permite múltiplas explorações e conexões com diversas áreas da matemática, desde Decomposição Numérica até Análise Combinatória. Os quadrados mágicos são arranjos quadrados de numerais cujas linhas, colunas e diagonais têm a mesma soma. Este nome provém de algumas crenças que acreditam que os quadrados mágicos possuem poderes especiais. Sua origem ainda é pouco conhecida hoje em dia, porém, os estudiosos dizem que o lugar mais provável seria a China, há cerca de 3000 anos. O quadrado mágico com notação numérica moderna é atribuído ao imperadorengenheiro Yu, o Grande (2200 a.C.).
Segundo a tradição, Yu estava observando o rio Amarelo, quando surgiu uma tartaruga divina, em cujo dorso estava o símbolo que hoje é conhecido pelo nome de lo shu. Assim, os chineses acreditavam que quem possuísse um quadrado mágico teria sorte e felicidade para toda a vida. Dessa forma, durante o século xv, os quadrados mágicos foram se propagando, chegando ao Japão e ao Oriente Médio e, posteriormente, à Europa. Eles estavam relacionados com alquimia e astrologia e, quando