Jogos empresariais
Jogos Empresariais: Conceito e Historia
Rio de Janeiro, 12 de Abril de 2012.
INTRODUÇÃO
Cada vez mais as empresas procuram treinar competências, desenvolver novas habilidades e fazer com que seus executivos e times exerçam a criatividade ajudando a criar conceitos ou divulgar missão, visão e valores através de atividades vivenciais.
Totalmente dinâmicos, os jogos empresariais têm contribuído para o alcance desse objetivo especifico, fazendo com que os participantes vivenciem conceitos e práticas.
O jogo de empresas exercita os participantes na técnica da tomada de decisão administrativas ou mercadológicas, utilizadas no dia-a-dia pelos executivos. A simulação de negócios possibilita para os alunos o exercício de estratégias competitivas, sem que se tenha o problema e risco de uma empresa real.
1
HISTORIA Os jogos surgiram desde a pré-história e continuam até hoje. Alguns especialistas afirmam que surgiram a 3000 a.c com a simulação de guerra Wei-hai na China e com o jogo Chaturanga na Índia. Outros informam que ocorreu por volta do século XIX, que foi feito para o exercito prussiano e ainda tem informações que surgiu por volta de 5.000 a.c na região da mesopotâmia.
Existem informações que as técnicas de simulações de jogos foram feitas para realizar ataques e invasões, como a ocorrida no ataque a Pearl Habor e nas guerras do século XV E XVI.
Com base nos jogos militares, surgiu nos anos 50, os primeiros jogos de empresas. Sob o presságio da American Management Association em 1956 nos Estados Unidos da América, com o objetivo de oferecer aos executivos uma ferramenta de treinamento – Top Management Decision Simulation. A sua utilização em instituições de Ensino Superior, desenvolvido por Schreiber, foi levada para a University of Washington a fim de ser incorporado ao método