jogos eletronicos
Um jogo eletrônico ou eletrónico (ou também videogame ou vídeo game no Brasil e jogo de vídeo ou videojogo, em Portugal), é um jogo no qual o jogador interage com imagens enviadas a um dispositivo que as exibe, geralmente uma televisão ou um monitor. O termo videogame, também, é amplamente utilizado, no Brasil, para se referir ao console onde os jogos são processados. Os sistemas eletrônicos usados para jogar videogames são conhecidos como plataformas - como por exemplo computadores e consoles. Os arcades ecelulares são também bons exemplos de plataformas. Os video games também podem usar outras maneiras de interagir e prover informação ao jogador. O uso de sons é usado em larga escala desde os primórdios. Outros tipos de resposta, como dispositivos de vibração e sensores de movimento também são bastante utilizados nos video games. O avanço tecnológico tem trazido formas cada vez mais intensas de imersão nos jogos através destes periféricos, como o reconhecimento de movimentos e de voz.
Evolução dos videogames
O Atari 2600, lançado também em 1977 nos Estados Unidos, foi o primeiro a ter jogos vendidos em fitas, como o Pac Man (bolinha que come fantasmas) e River Raid (avião que atira). Três anos depois, foi criado o Intelevision 1 (1980), com 12 jogos.
Em 1992, chegou o Super Nintendo, que só veio para o Brasil dez anos depois trazendo o famosoMario Bros.. O Mega Drive (1990) surgiu para concorrer com o Super Nintendo e tornou o Sonic ojogo mais popular para os consoles da Sega, com 6 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
O PlayStation (1994) foi um dos primeiros a aceitar jogos com CD-Rom. Seis anos depois chegou a segunda versão, o PlayStation 2 (PS2), que tornou-se muito popular. Em 2006, foi lançado o PlayStation 3 (PS3), que permite jogo on-line e tem imagens de excelente qualidade, parecidas com as de filmes.
O Xbox 360 (2005) e o Nintendo Wii (2006) têm como diferencial o controle sem fio e os jogos, que exigem